Letras e traduções em português da banda de J-Rock MONORAL.

.....................................................................................................

Nippon Project (28.10.2008)

Nippon Project: Quando e porque vocês decidiram se tornar músicos?
ALI: Minha mãe era cantora, então eu sempre estive cercado por músicos. Eu acho que isso teve alguma influencia, mas eu nunca quis mesmo ser um músico. Eu sempre fui fascinado pela idéia de criar algo do nada, então eu sempre quis me tornar um compositor, e não músico.
ANIS: Quando eu assinei meu primeiro contrato de gravação!

Quais eram suas expectativas quando se tornaram uma banda?
ALI: Eu esperava ser processado.
ANIS: Fazer boas músicas.

O que a música significa para você?
ALI: Música é uma linguagem para mim. Certos sentimentos e cenários podem ser melhor expressados com a música, do que com o inglês ou japonês.
ANIS: Essa é difícil. Talvez uma boa maneira de me expressar?

Como você sente que a música mudou do passado e para hoje?
ALI: Eu não acho que a música em si tenha mudado. O jeito com que a música é distribuída e expressada mudou drasticamente com a tecnologia.
ANIS: OK computer!

A música "kiri" de você foi o tema de abertura do anime "Ergo Proxy". Como vocês se sentiram quando ouviram que ela seria usada para o filme? Vocês tinham idéia de que tantos fãs pelo mundo aprenderiam sobre o MONORAL por causa dela?
ALI: Nós escrevemos "kiri" para Ergo Proxy. Já estava decidido, quando recebemos a oferta, de que eles usariam "Paranoid Android" do Radiohead para o encerramento, então aquilo realmente me deixou excitada porque eu sou um grande fã do Radiohead. Nós queríamos uma música que realmente combinasse com a animação, porque, na minha opinião, isso raramente acontece. Eu estou realmente feliz e agradavelmente surpreso pela reação das pessoas que assistiram ao filme e procuraram saber sobre nós após gostar de "kiri". "Kiri" é uma música bem no estilo do MONORAL.
ANIS: Muito surpreso! De uma boa maneira, lógico. Nós somos muito orgulhosos dessa música e muito agradecidos de ter tido essa oportunidade!

Você tem algumas músicas favoritas do MONORAL, e por quê?
ALI: Minha música favorita ainda está para ser lançada. Vamos dar um jeito de fazer ela algum dia.
ANIS: Ah, isso muda bastante através dos anos, mas agora minha música favorita é "Sun Shadow" do novo álbum! Nós escrevemos essa música enquanto escrevíamos "kiri". Tem uma vibração muito boa e eu gosto de cantá-la.

Há alguma mensagem que vocês gostariam de espalhar com suas músicas?
ALI: Lógico que não. Todas as músicas são extremamente pessoais.
ANIS: Não!

Quais foram as músicas mais difíceis de se compor? E as mais fáceis?
ALI: Normalmente 80% das músicas são feitas facilmente. É o 20% restante que fica difícil.
ANIS: A mais difícil foi "Tuesday"... A mais fácil foi "Good bye".

O que inspira vocês para escrever música?
ALI: Sentimentos, emoções e prazos. Brincadeira. As músicas me aparecem nas piores horas possíveis... Como quando eu estou vomitando num bar.
ANIS: Tristeza, frustração, bons filmes, fotos, etc.

Anis, você cantou com HYDE "Lucy in the sky with diamonds". O que você acha de fazer covers de músicas famosas?
ALI: Anis ainda acha que foi o Nirvana que a escreveu.
ANIS: Eu adoraria gravar um cover brevemente em algum dia.

No dia 29 de outubro o novo álbum de vocês será lançado, vocês poderiam nos contar algo sobre ele?
ALI: É bem barato pelo o que você vai receber.
ANIS: Ele é ÓTIMO! haha

Estará disponível no iTunes?
ALI: Sim, mas você vai receber fotos e algumas letras se comprar o CD.
ANIS: Sim.

Vocês sentem alguma diferença entre os fãs que vocês têm no Japão e aqueles que vivem fora do Japão?
ALI: Eu acho que sim. Vamos descobrir quando fizermos uma turnê pelo mundo.
ANIS: Eu não sei ainda.

Então quando seus fãs estrangeiros terão a oportunidade de ver o MONORAL ao vivo... Algum plano para turnês internacionais?
ALI: Nosso assessor J está trabalhando em cima do relógio para isso. Parece que vamos fazer uma turnê latino-americana agora em Dezembro.
ANIS: Eu não sei nada, mas espero que em breve!

Onde vocês mais gostariam de tocar?
ALI: Pompeii, Machu pichu, Giza... Não necessariamente nessa ordem.
ANIS: Paris! Eu tenho muitos amigos que ainda vivem lá... Foi onde eu comecei.

O que vocês mais gostam nas audiências dos shows?
ALI: A energia que eles sangram. Nós nos alimentamos disso. Roupas sexys.
ANIS: Festa!

MONORAL também tocou em algumas lojas da Apple. Como é importante estar perto dos fãs? O que você sente sobre as apresentações acústicas do MONORAL?
ALI: É divertido estar perto dos fãs. O mais importante num show é as pessoas estarem lá ouvindo. Apresentações acústicas realmente trazem o coração da música. Eu gosto de músicas que fazem sentido só com as cordas e a melodia... Sem todos os arranjos sofisticados.
ANIS: Eles são muito simples, mas também muito divertidos!

Vocês já ficaram assustados com os fãs? O que está fora dos limites dos fãs?
ALI: Eu realmente odeio quando os fãs estão discutindo aos berros com os outros online.
ANIS: Na verdade não...

Qual foi a coisa mais maluca que você fez durante um show?
ALI: No palco tudo vale.
ANIS: Caí por acidente no palco. Bastante vergonhoso.

Vocês fazem alguma coisa especial antes dos shows?
ALI: Na verdade não. Finjo me alongar.
ANIS: Ás vezes eu durmo...

Olhando para trás, sobre todos esses anos, quais foram os melhores acontecimentos para vocês?
ALI: Drogas pesadas e sexo obsceno. Brincadeira... Eu não uso drogas... haha
ANIS: Como uma banda, sempre que fazemos um bom show! E sempre que terminamos de gravar um álbum!

Qual o seu maior sonho na sua carreira?
ALI: Fazer uma música que sobreviverá depois da minha morte.
ANIS: Ser capaz de viajar ao redor do mundo para tocar.

Dêem uma mensagem para seus fãs, por favor.
ALI: Nós estamos muito agradecidos pelo apoio que vocês nos deram. Significa muito para nós escutar sobre vocês. Espero ver todos pessoalmente em breve!
ANIS: Eu espero encontrar todos vocês algum dia!

Autores: Sheila e CRI*HYDE75*
Tradução: Nasake

Entrevista do MONORAL concedida ao site Nippon Project e publicada no dia 28 de outubro de 2008.

Nenhum comentário: